
ESTE BLOG É DESTINADO AOS ALUNOS, CLIENTES, MOTORISTAS, ESTUDANTES E REPARADORES DE MOTOCICLETA, AUTOMÓVEIS, UTILITÁRIOS, VEÍCULOS PESADOS E MAQUINAS AGRÍCOLA; SERÃO ABORDADO OS DIVERSOS SISTEMAS; PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO E TÉCNICAS DE REPARAÇÃO. OS DIVERSOS ASSUNTOS ABORDADOS FORAM CLASSIFICADOS E PODEM SER ACESSADO ATRAVÉS DOS MENUS E LINK, ONDE OS ARTIGOS E VÍDEOS ESTÃO EM UMA ORDEM QUE FAVOREÇA A COMPREENSÃO.
MENUS
- SELECIONE O ASSUNTO DESEJADO
- METROLOGIA
- PNEUS E RODAS
- SISTEMA DE FREIO AUTOMÓVEIS E UTILITÁRIOS
- SISTEMA DE SUSPENSÃO
- SISTEMA DE DIREÇÃO MECÂNICA
- SISTEMA DE DIREÇÃO SERVO-ASSISTIDA HIDRAULICAMENTE
- SISTEMA DE DIREÇÃO ELÉTRICA
- EMBREAGEM
- CAIXA DE MUDANÇAS MECÂNICA
- CAIXA DE MUDANÇAS AUTOMÁTICA
- MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
- SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DO MOTOR
- SISTEMA DE IGNIÇÃO
- SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR
- SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR
- SISTEMA DE EXAUSTÃO
- EMISSÕES AUTOMOTIVAS
- DISTRIBUIÇÃO DO MOTOR
quarta-feira, 28 de maio de 2014
VEJA A FINALIDADE DO FILTRO DE AR DO MOTOR DE SEU VEÍCULO
segunda-feira, 10 de março de 2014
O QUE FAZ O CATALISADOR NO ESCAPAMENTO DOS VEÍCULOS.
O catalisador em conjunto com o sistema de injeção e ignição eletrônica promove a redução dos gases nocivos, através de dois processos químicos oxidação e redução.
Para o correto funcionamento do catalisador, o sistema de injeção deve fazer com que o motor opere com uma mistura ar/combustível próxima da estequiométrica, com variações repetitivas.
ESSE VÍDEO EXEMPLIFICA O CATALISADOR EM OPERAÇÃO.
O catalizador utilizado hoje em dia, realiza dois processo, redução e oxidação dos gases nocivos, para seu correto funcionamento é necessário é necessário que a mistura varie entre rica e pobre em uma determinada frequência, isso é possível devido ao gerenciamento eletrônico e controle do resultado da combustão através do sensor de oxigênio.
Durante o aquecimento do motor a mistura deve ser mais rica, sendo desprezado o sinal do sensor de oxigênio. isso promove maior formação de HC, além de danificar o catalizador, alguns sistemas é utilizado um injetor de ar nos gases de escape. O sistema é denominado AIR
(Secondary Air Injection System).
Motores de maiores desempenho geram altas temperaturas na câmara isso provoca a oxidação do nitrogênio a índices não aceitáveis, para solucionar tal problema é utilizado a seguinte estratégia; uma válvula denominada EGR (Exhaust Gas Recirculation)promove a recirculação dos gases de decape, esses gases acabam tomando o espaço do cilindro de uma nova mistura, como não são novamente queimados isso gera menores pressões diminuindo a formação de NOx.
Veículos a gasolina ou flex devem possuir um filtro de carvão ativado que evita que vapores formados no interior do tanque sejam lançados para a atmosfera, os vapores são retidos no interior do filtro são queimados em regimes de carga e rotação que não influenciem negativamente no funcionamento do motor. Esse sistema é denominado EVAP (Evaporative Emissions Syste).
Para o correto funcionamento do catalisador, o sistema de injeção deve fazer com que o motor opere com uma mistura ar/combustível próxima da estequiométrica, com variações repetitivas.
ESSE VÍDEO EXEMPLIFICA O CATALISADOR EM OPERAÇÃO.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE INJEÇÃO E INGNIÇÃO ELETRÔNICA; QUAL A FINALIDADES.
Ao longo dos dos anos se vem reduzindo as emissões emitidas pelos veículos movidos por motores a combustão interna, para ser atingida as mentas estipuladas pelos órgãos de controle do meio ambiente, a industria automobilística foi obrigada à utilizar a eletrônica para o funcionamento do motor e monitoramento das emissões do mesmo.
ESSE VÍDEO PRODUZIDO PELA SETE EXEMPLIFICA O OS GASES, ÍNDICES ESTIPULADO BEM COMO O FUNCIONAMENTO BÁSICO DO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA.
Assinar:
Postagens (Atom)